18062015 - Jogos Europeus - TENIS DE MESA - APOLONIA.
©IMAGE By IMAPRESS / COP
TIAGO_APOLONIA_SALSA_OBJECTO
TIAGO_APOLONIA_ID_OLHAR_PORTRAIT
TIAGO_APOLONIA_ID_FRENTE_PORTRAIT_LIMPA
Tenis de Mesa_Tiago Apolonia
Olympics Day 9 - Table Tennis
Olympics Day 9 - Table Tennis
Portugal's Joao Monteiro lifts Tiago Apo
Tiago Apolonia of Portugal plays a retur
Tiago Apolonia of Portugal serves to Oh
Portugal's Joao Monteiro lifts Tiago Apo
TenisM_Tiago Apolonia
Nome Completo:Tiago André Barata Feio Peixoto Apolónia Data de Nascimento:28-07-1986
Modalidade:Ténis de Mesa Prova:Singulares | Equipas
Altura:186 Peso:76
Naturalidade:Lisboa Facebook:VER PERFIL
Clube:Saarbrucken Presenças em Jogos:3
TreinadorWang Zhi

Biografia

Tiago Apolónia nasceu em Lisboa a 28 de Julho de 1986. Iniciou-se no Ténis de Mesa aos seis anos de idade, com a camisola do Clube de Futebol Estrela da Amadora, após ter acompanhado sempre os treinos do seu irmão João Apolónia. Desde cedo demonstrou grandes capacidades para a prática da modalidade.

Na sua carreira destaca-se o título de Campeão da Europa e o 2º lugar no Mundial de Pares (Júnior). Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, juntamente com João Monteiro e Marcos Freitas, conquistou um 5º lugar por equipas,  mesma posição alcançada no Mundial de Equipas, no Japão, já em 2014, que foi o melhor resultado de sempre de Portugal nesta competição.

Em 2014 conquistou a medalha de Bronze no Open da Alemanha, naquele que foi o melhor resultado individual que alguma vez conquistou em termos internacionais, a que se juntou a medalha de bronze na competição de Singulares do Open da Bélgica que decorreu na cidade de De Haan. Para além disso, conquistou a ETTU CUP, a segunda prova europeia de clubes mais importante, ao serviço do seu clube, Saarbrucken.

Ainda em 2014, fez história no Ténis de Mesa nacional, ao sagrar-se Campeão da Europa de Equipas, juntamente com Marcos Freitas, João Monteiro, João Geraldo e Diogo Chen, no Europeu disputado em Lisboa, no final de setembro, pondo fim à hegemonia alemã, que durava há seis anos.

Graças a este resultado atingiu o mais alto lugar do ranking ITTF da sua carreira, o 13º lugar. Tratou-se de um título histórico da Seleção Nacional Masculina que, já em 2015, na Taça do Mundo disputada no Dubai, nos primeiros dias do ano, confirmou o seu grande momento de forma, ao conquistar o bronze na prova que reuniu as 12 melhores seleções do ranking da ITTF.

Em junho de 2015 na primeira edição dos Jogos Europeus, realizados em Baku, Azerbaijão, conquistou a medalha de ouro na prova de equipas, juntamente com Marcos Freitas e João Geraldo.

Segui-se a medalha de bronze em singulares masculinos no Campeonato da Europa e um mês depois em dupla com João alcançou a medalha de prata na variante de pares do GAC Group 2015 ITTF World Tour Grand Finals, competição que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Em 2017, juntamente com Marcos Freitas e João Monteiro, levou Portugal à conquista da medalha de prata, no Campeonato da Europa de equipas.

Feeds

Resultados JO

Ano Cidade Modalidade Prova Resultado Obs.
2008PequimTénis de MesaInd. Mas.33º lugar ex-aequoEm 40 participantes
2012LondresTénis de MesaEq. Mas.5º lugar ex-aequoEm 16 nações
2016RioTénis de MesaIndividual17º lugar70 participantes
2015BakuTénis de MesaIndividual Masculino
2015BakuTénis de MesaEquipas Masculinas

Patrocinadores/Parceiros Nacionais